Guia de viagem | País Basco

Posted on Aug 25, 2016

Vocês já devem ter reparado que somos muito amigos de pegar estrada, mais que de voar por aí, né? Aproveitando o clima road trip, hoje eu trago para vocês um mini guia de viagem para aproveitar todas as delícias do eixo Barcelona – País Basco!

DIA 1

Saindo de Barcelona, a primeira parada é a região de Aragón! Fãs de Game of Thrones, tremei. Escondido na estrada, e invísivel para quem vê de longe, está o Castelo do Loarre, que data do século XI ! Bem conservado, enorme e no meio de campos verdejantes, é parada obrigatória para quem curte esse tipo de turismo.

00t

Nessa mesma área também está o pueblo de Alquézar, que fica pertinho do Parque Nacional de Guara.

00p

Ficou com fome? A Cafeteria L´Artica de Alquezar tem uma boa variedade de tostas GIGANTES, além de lindas vistas!

FullSizeRender (15)

Mais ou menos 2:30h depois você chegará em Navarra. Alí você poderá passar por Olite, que é uma cidade fofa para dar uma paradinha, mas calma demais para passar uma noite. Embora tenha um castelo bonito, em 15 minutos dá pra conhecer a cidade e dá aquela sensação de que você podia ter seguido a estrada um pouco mais… Enfim, é bonitinho, vai. Aproveitando que você vai estar em Navarra, compre ou prove os aspargos brancos e enoooormes que são o prato típico da região. Custam caro, mas você logo vê a diferença para todos os outros aspargos que você já provou na vida.

FullSizeRender (16)
DIA 2

No dia seguinte, em uma horinha e meia, chegamos em San Sebastian! Nosso principal destino da viagem era essa cidade basca linda, belle epoque feelings. Nós basicamente fizemos turismo culinário, mas óbvio que também vou indicar as coisas que eu mais gostei de fazer e as que mais me surpreenderam.

FullSizeRender (17)

00dd

Passear por toda a Baía de la Concha, do Castelo de la Mota até o Monte Igueldo.  A parte do porto tem uma vista linda para a ilha de Santa Clara e é desse ladinho que fica a maior concentraçao de barzinhos de pintxos e restaurantes.

FullSizeRender (20)

FullSizeRender (19)

FullSizeRender (18)

0kd

0fc

É justamente por alí que fica o Bar Txepetxa, onde eu mudei meio conceito sobre anchovas. Se você  não gosta desse peixinho, vai assim mesmo e depois me conta. Seus pintxos mais famosos são cobertos com essa iguaria!

00pl

A Fuego Negro. Deixa eu dar uma dica. A boa, no País Basco, é sempre pedir tapas quentes. Lá o pessoal faz miniatura de alta gastronomia, vai por mim.  Pode até pedir um pintxinho frio da barra, vai ser bom, mas não se esqueça das versões que estão no menu, como esse camarão empanado com parmentier de batata e ovo de codorna.

00g

Zeruko. Tudo o que eu comentei sobre o “A Fuego Negro” vale para o Zeruko. Até tapas com nitrogênio liquido eu provei! Ah, atenção especial para umas manitas de cerdo, gordura pura, coisa maravilhosa, tapa inesquecível. Com certeza ela está grudada nas gordurinhas do meu quadril até hoje.

0ff

FullSizeRender (25)

DIA 3

A subida para o Monte Igueldo é feita em funicular e lá em cima tem um parque de diversões, fazendo com que o passeio lembre muito o do Tibidabo! A vista para a baía é linda, linda!

0nn

00nn

Palacio Miramar. Fica no caminho da Baía das Conchas e vale a pena dar uma circulada pelo belo jardim do seu entorno.

0p

FullSizeRender (22)

O Saltxipi é uma casa convertida em restaurante. O preço é alto, mas você sai com a certeza de ter comido maravilhosamente bem. As croquetas de txangurro (carangueijo) , que você vê na foto e os peixes ao forno sao muito recomendáveis.

0kk

Dia 4 

Chegou a hora de catar as malas e voltar pra casa. Pamplona não fica tão pertinho assim, ou seja, é uma ótima parada para um almoço entre Barcelona e País Basco. O centrinho é bem bonito, destaque para a Plaza del Castillo e para o prédio da prefeitura, e as comidinhas são um caso de amor.

FullSizeRender (26)

00hd

Falando em comidinhas, o La Juana Gastrobar é boa pedida e também tem tapas vencedoras de concurso no seu CV!

Uma coisa super típica é a txistorra, uma linguiçinha fina e picante (ou não) que eu particularmente amo muito. Na loja Embutidos Hortanco você encontra a que levou prêmio de melhor txistorra no VII concurso de Txistorra de Navarra em 2012. Vale a pena comprar, agora que dá pra levar embutidos e queijos pro Brasil! By the way, fuçando no site deles eu vi que vende aqui em Barcelona também! Iupi!

FullSizeRender (27)

No caminho para Barcelona vale desviar a rota (só um pouquinho) e passar por Aguero.  É uma área com várias formacões rochosas que vai fazer a alegria de quem vai no banco do carona tirando fotos.

E a vontade de voltar depois de escrever esse post? Como fica? :)

Be Sociable, Share!

2 Comments

  1. Que coisa linda amiga! Nem sei do que eu gostei mais (mentira, foram as comidinhas, lógico).

    Quando eu for quero encontrar essa ruivinha fofa sentada no banquinho. \o/

  2. Ai, mais um post maravilhoso com dicas maravilhosas! Quero muito voltar pra Espanha, acho que falo isso em todos os seus posts.. e poder explorar muuuito muuuito mais. Uma roadtrip de Barcelona até Pais Basco me parece uma OTIMA ideia! Quando eu for vou carregar você junto, hein? hahah
    Esses lugares com castelos, ruazinhas pequeninas e comida boa muuito me agradam ♥
    Beijos!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × um =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>