La Cerdanya Experience

Posted on Jun 21, 2016

Se vocês recebessem um convite para viajar pelos campos da Catalunha, aceitariam sim ou com certeza? Pois é, semana passada eu recebi essa proposta irrecusável de comer bem, com vistas espetaculares e passar um domingo gostoso e relax na região da Cerdanya. Levantei cedinho e rumei em direção ao pueblo de Das, mais concretamente ao restaurante DAS 1219, que tem esse nome pois o povoado está a 1.219 metros acima do mar.

IMG_0336

O restaurante é focado em uma cozinha que preza fornecedores locais e produtos de temporada. Além de comida boa, a bodega conta com 180 rótulos nacionais e estrangeiros, além de cavas e champagnes.

Mas afinal, o que rolou nessa Cerdanya Experience? Eu explico:

Chegamos em Das e fomos recebidos com um café da manhã de dar inveja. Pães, salames, fuets, chorizos…um verdadeiro banquete. O mais legal foi ter a oportunidade de conhecer fornecedores locais, que a gente não encontra todos os dias em Barcelona.

Sobre os pães, eu juro que estou sendo muito sincera e afirmo que são os melhores que eu já provei. O nome da padaria é Ca L’Agustí e eles são responsáveis por uma coca de vidre MUITO crocante e por sabores inusitados em seus pães, como queijo de cabra, sobrassada e butifarra negra. Em tempo, a padaria fica no pueblo de Cercs.

Os salames da marca Puig fitó sao incríveis, em especial o fuet e o chorizo, macios e saborosos. Como eles são fabricados em pequenas quantidades, infelizmente não é possível encontrá-los em Barcelona .

IMG_0330

Tivemos uma pausa para visitar os vinhedos Torre del Veguer.

IMG_0343

IMG_0346

Visitamos também a granja Cal Grauet. Eu nao sou vegetariana, muito menos vegan, mas nem por isso deixo de me importar com a procedência da minha comida. Para mim o mais importante é saber que os animais estavam vivendo livres e tranquilos e isso dava pra ver nessas galinhas. Uma coisa bacana que a gente aprendeu é que a numeração que vem na casca diz muito sobre a vida dos bichinhos. Se começa com 0, significa que as galinhas são criadas em liberdade, mas se começa com 3 significa que as bichinhas estão enjauladas.

IMG_0358

Aliás, vivendo na cidade grande, é um prazer comprar ovos assim tão fresquinhos, que viraram uma ótima carbonara no momento em que eu pisei em Barcelona. Aliás, pra quem quiser minha receita, tá aqui nos arquivos.

Também visitamos a queijaria Molí de Ger e agora os loucos por queijos vão PIRAR. Vimos o processo de fabricação e maturação de diferentes tipos de queijo e depois pudemos provar um monte deles.

Confesso que os queijos mais fortes nao fizeram a minha cabeça, agora os mais suaves eram um escândalo!!!

IMG_0366

IMG_0369

Agora a parte triste…meu favorito é tão fresquinho e tão cremoso que não chega nem em Barcelona. Tem que comer lá mesmo! Se vocês forem até lá conferir, ele se chama MDG 1060. Tem uma crosta de carvão comestível e um interior tao cremoso que chega a desmanchar no primeiro corte. Uma stracciatela em formato de brie.

IMG_0367

Finalmente, chegou a hora de falar do restaurante porque ó, merece. A comida do DAS1219 é sensacional e eu falo isso do fundo do coração. Deixa eu mostrar aqui umas coisas que a gente provou pra deixar vocês com inveja:

Mini fajitas de costelinha de porco com salsa kimchi

IMG_0383

Canelones de abobrinha com creme de camarões

IMG_0386

Raviolis de fois, creme de trufa e cebolas caramelizadas

IMG_0396

Ovo em baixa temperatura com parmetier e cogumelos “marzuelo”

IMG_0390

Jarret de cordeiro assado por 15 horas. Uma coisa.

IMG_0402

Sorvete de coentro com espuma de limão. Tá, esse eu confesso que não gostei, pra não dizer que eu gostei de tudo. Agora, questão pessoal né, gente…Eu detesto coentro hehe…

IMG_0403

Ufa! O post ficou enooorme, já sei, mas precisava mostrar essas coisas bonitas e gostosas das “afueras” de Barcelona. A Catalunha é muito bonita e, se vocês alugarem um carro, não esqueçam de dar uma passadinha na Cerdanya. Vale a pena, certeza que vocês vão adorar!

 

 

Be Sociable, Share!

3 Comments

  1. Que dia mais incrivel! Adorei acompanhar tudo aqui no blog! E acheid bem interessante ver as galinhas sendo criadas livremente. Aqui no BR é dificil achar granja assim. Na verdade, nem sei se tem.
    Beijos

  2. Uma proposta irrecusável meeesmo! Sou louca pra experimentar outros tipos de queijo, adoro queijo, mas até então só já provei os mais comuns. Acredita que nunca viajei pra fora do Brasil? Gostei das dicas! E que experiência incrível *-*

    Beijos!

  3. Que passeio maravilhoso amiga! Me deixa nessa degustação de queijos que eu já fico feliz pra semana toda. Maravilhoso!!!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × 2 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>