Receitinhas | Molho Pesto

Posted on Nov 23, 2016

Eu sei que dá pra encontrar molho pesto prontinho em um mercado do lado da sua casa, mas me diz se não é muito mais legal preparar o seu próprio, do seu jeitinho todo especial?

Existe uma penca de versões de pesto por aí, com manjericão ou rúcula, nozes ou pinolis…Enfim, os ingredientes podem variar com o que você tiver disponível ou com o que for mais barato.

Nesse post você encontra meus comentários sobre as versões que eu já provei e qual delas virou minha queridinha:

h

INGREDIENTES
Opção 1 (versão mais barata):
Sementes de girassol (sem a casca),
Folhas de menjericão,
Azeite extra virgem,
Queijo Parmesão

Resultado: O resultado é bom e barato já que, comparando com outras nuts, as sementes de girassol ganham no preço e na quantidade. O gosto fica levemente mais amargo, mas nada comprometedor. O queijo parmesão normal é mais gorduroso e salgado que o grana padano e também é mais barato.

Opção 2 (versão mais barata e mais trabalhosa):
Nozes,
Folhas de menjericão,
Azeite extra virgem,
Queijo Grana Padano

Resultado: O resultado é bom e um pouco mais barato do que se você usar outras nuts como amêndoas ou avelãs ou pinolis. O gosto fica levemente amarguinho, mas se você tiver paciência para retirar aquela casquinha fininha dá tudo certo. O problema é ter essa paciência, né…

Opção 3 (versão preferida):
Amêndoas sem casca,
Folhas de menjericão,
Azeite extra virgem,
Queijo Grana Padano

Resultado:  Originalmente o molho pesto é feito com pinolis. Como eles são caros e pequenininhos, a amêndoa vira uma boa substituta. O sabor fica bem delicado e é super fácil retirar a casca delas.

MODO DE PREPARO:
Esse é outro tema. Tem gente que bota bastante azeite e mistura os ingredientes em um mixer até virar um molho aveludado. Eu confesso que boto apenas azeite suficiente para que os ingredientes se misturem, e não bato tanto, deixando que o molho fique meio pedaçudo. Sobre as proporções, eu coloco mais ou menos uma xícara de cada coisa (amêndoas, menjericão e queijo). Essa receitinha fica ótima com massas (tem uma da marca Garofalo chamada radiatori que combina super bem). Outra receitinha recomendada é essa bruschetta que está aqui, nos arquivos do blog!

Me contem qual é a versao favorita de vocês!

Be Sociable, Share!

3 Comments

  1. Ai que delicia!

    Molho pesto é tão fresquinho e vertátil. Cai bem em várias receitas, né?

    Até então só conhecia a receita tradicional com ervas e azeite. MAs agora vou animar e tentar mais essas rs

    Bjs
    Pri

  2. Eu nunca fiz molho pesto e ele também não é o que mais gosto mas achei bem fácil. Amei que tem 3 versões dele aqui. Vou tentar fazer o primeiro porque eu não gosto de castanhas e amêndoas, então vou tentar com a semente de girassol mesmo.

    http://belsantanna.com/

  3. Amo demais molho pesto mas nunca fiz em casa.
    Será se rola com castanha de caju?! É que sempre tem de monte aqui em casa.
    Beijo

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

10 + dezenove =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>