Tradições natalinas catalãs

Posted on Dec 1, 2016

Ho Ho Ho.

Chegou o mês de dezembro e eu me preparei para contar um pouquinho das peculiaridades dessa época do ano aqui em Barna City. Tenho certeza que, se você nunca passou por aqui antes, vai ficar agradecido de saber mais sobre algumas curiosidades – e bizarrices – que acontecem nesse pedacito da Europa. Vamos começar?

O Caga Tío:  Tá achando o nome estranho estranho, meio parecido com o verbo cagar? Pois saiba que ele quer dizer isso mesmo! O Caga Tío é um tronco de madeira que “caga” presentes. Tem uma música específica que as crianças cantam enquanto batem nele com um pau para facilitar o processo de “cagação” dos presentes. Achou bizarro? Pois saiba que ainda colocam uma carinha feliz e um gorrinho vermelho de Papai Noel nesse tronco. Nunca entenderei.

9

O Caganer: Outra figura escalafobética – Essa palavra existe? Usamos lá em casa – é o caganer. Ele é um bonequinho pequenininho, agachado, com um cocôzinho embaixo da bunda. Ele pode ser um simples camponês ou uma representação de uma figura famosa (tem presidentes, jogadores de futebol, atores…a lista é longa). O que ele significa? Acho que o básico né, gente? Que todos nós somos humanos e vamos no banheiro, independente de sermos ricos ou pobres. O que isso tem a ver com o Natal? Nada! Mas alguém decidiu criar a tradição de colocar um caganer no presépio da praça da prefeitura, então é só você procurar que ele estará lá!

ñ

Ninguém liga para o dia 24/12. Oh yeah, ninguem tá nem aí. Já mandei Feliz Natal pra uma amiga nesse dia e ela neeem tchum.

hg

As comidas natalinas:
A escudella. Um item importantíssimo na mesa català legitíma, é um caldo daqueles de levantar defunto, elaborado com os “galets” (um tipo de macarrão específico) recheado de carne. Parece estranho, mas é uma delícia. No frio de dezembro, uma sopinha sempre cai bem.

AF1QipNygxhTTl_O1F6xd4y8e8_usptSzzkeRFslv8hh=I-U

O Jamón. Experimente entrar numa jamonería no dia 24/12 e prepare-se para esperar. Com o fato do mocinho cortar o jamón na hora, é capaz de você passar uns belos 15 minutos na fila. Aproveite para desejar boas festas no zapzap.

ds

A Pularda. Sai o peru de Natal e entra a pularda, nome dessa galinha que é criada com o mínimo de stress possível (ela não bota ovos) para ficar bem gordinha e suculenta. Ela é enorme, pesa uns 3kg e a gordura da carne deixa ela em condições perfeitas para proporcionar um assado bem suculento. Eu preparei uma no Natal passado e foi um sucesso.

v

Os presentes. Ninguem dá presentes no Natal, só no Dia de Reis.

Todo mundo liga para o dia 26/12. Não é feriado no dia 24, mas é no 26, dia de São Estevão. Nesse dia é imprescindível comer canelones com os restos do assado da ceia de Natal. Se você segue muitos catalães no instagram, note que nesse dia você verá apenas fotos desse prato.

j

E vocês gente? Já conheciam essas tradições? Antes de vir pra cá eu só conhecia o caganer, o resto foi uma surpresa total! heheheh

Be Sociable, Share!

4 Comments

  1. Ai, pára amiga, que você inventou essa história do Caga Tío, Caganer etc. É surreal demais para ser verdade. Chorando de rir aqui!!!

  2. Rindo demais com o post! Eu não sabia de nada disso, gostei das curiosidades (:

  3. Hhahahhaaha impossível não rir com o Caga tio e o Caganer.. o que os catalões têm com o ato de cagar, né? ainda levam pro natal hahahahaha demais!!!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

14 − um =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>