Viver em Barcelona – Por dentro de um apê no Eixample

Posted on Jan 14, 2016

Quem já esteve em Barcelona sabe o quão lindos são os prédios do bairro do Eixample. Muitos são cheios de detalhes modernistas do lado de fora, projetados por arquitetos locais muito famosos, mas até os mais simples conseguem ter muito charme.

IMG_8165 (1)

Captura de Tela 2016-01-10 às 11.27.21

Captura de Tela 2016-01-09 às 19.59.17

Captura de Tela 2016-01-09 às 20.01.12

Eu sou a feliz moradora de um apê nesse bairro e, embora nem por dentro nem por fora ele seja uma Casa Amatller, o cafofo tem elementos típicos catalães que acho que vale a pena mostrar aqui para quem não conhece. Claro, como não podia deixar de ser,escrevo aqui também umas curiosidades, para quem tem interesse em alugar um apê nesse bairro.

* Muitos apartamentos contam com a famosa “Volta Catalana”, esse teto rebaixado com tijolinhos que em certos casos tem as vigas aparentes também. Os tijolos cobrem uma das paredes que está decorada com meu poster amado do bairro do Born. O meu é um quarto e sala ao mesmo tempo, mas aqui você encontra outros exemplos de apartamentos com a mesma vibe, só que mais amplos.

IMG_6624

IMG_2694

IMG_2695

* As janelas/portas que dão para pequenas varandinhas também são um clássico do bairro. As minhas são verdinhas e acho que isso confere um charme todo especial, até do lado dentro.

IMG_2714

Captura de Tela 2016-01-11 às 22.12.07

* Com um pouquinho mais de investimento dá para ser dono de uma terraza, que será cobiçadíssima por todos os seus amigos no verão. Essa é a vista da calle Aragó durante um churrasquinho noturno. Ah, importante saber que o povo aqui não é nada amigo das festas e que se a sua estiver muito barulhenta, por volta de 1pm a polícia vai bater na sua porta sim. Em tempo, isso não aconteceu comigo, mas aconteceu com todos os meus coleguinhas do MBA.

Captura de Tela 2016-01-11 às 22.06.37

* Um clássico dos apartamentos alugados é a mesinha quadrada sem graça da IKEA. A minha serve de apoio pros petiscos quando vem visita em casa e eu ainda estou buscando um jeito de deixá-la com mais interessãncia. Por enquanto ela serve de apoio para uma coruja azul, uma vela, um porta treco, meu porta retratos preferido e um vaso inútil que usa um guarda chuva Tailandês como chapeu. Dá pra ver que estou seriamente precisando de idéias melhores para decoração, mas eu chego lá.

IMG_2696

* Meu apartamento foi reformado e é todo equipado. Tem máquina de lavar louça, aquecedor a gás e vidro duplo nas janelas. Alguns apartamentos do bairro são beeeem velhinhos, então é bom ficar ligado nesse tipo de coisa. Aquecedor elétrico é um porre no inverno porque você acaba ficando com frio em todos os outros cômodos da casa em que ele não está. Vidro duplo é essencial em algumas ruas mais turísticas do Eixample, porque nossos amigos guiris inevitavelmente saem cantando/berrando dos bares as duas da manhã.

Quem já morou por aqui e quem está precisando de informações sobre apês em outros bairros? E quem está afim de dividir umas dicas de decoração comigo? :D

Be Sociable, Share!

8 Comments

  1. Amiga, que saudade. Adorei o micro-tour do apartamento, mas quero mais. Mostra TUDOOOOO!!!!

  2. Ai que saudades deu de Barcelona!
    Amei esses quadrinhos, super fofos :)

  3. Ai, Ana.. amei conhecer teu cantinho e saber mais dos apes ai na tua regiao, que gracinhas, adorei mesmo! Acho Barcelona uma cidade tao unica, essa arquitetura toda.. nao vejo a hora de conhecer, posso te mandar msg um dia se for visitar? Se estiver em terras irlandesas,com certeza tu pode me contatar tb :*

    • Combinado!

  4. Deve ser um sonho morar aí, essas fachadas são tão lindas… Seu apt parece uma gracinha (:

  5. Oi Paula!
    Que amor seu apartamento e o bairro! Eu estou indo com a minha familia para Espanha em março, e estamos procurando um apartamento em Barcelona no airbnb pra alugar por uns dias. Que bairro (s) você me recomenda? Nao sei qual escolher, sou apaixonada por Barcelona, mas quando morei aí a casa onde fiquei era em Valvidriera, que fica longe para passar só alguns dias a passeio, claro, embora tenha me encantado pela zona.
    Beijinhos!

    • Olá Vicky! Acho que cada bairro tem seus prós e contras e tudo depende muito das ruas e da proximidade ao metro também. Eu particularmente prefiro o Eixample. Mesmo a pé, em meia horinha de passeio vc chega em quase qualquer canto da cidade (Gótico, Gracia, Sants, Raval). O bairro é super bem servido de estações de metró e ônibus, além de ser turístico e residencial ao mesmo tempo. Embora muitas atrações fiquem no gótico, é um saco ficar se acotovelando com turistas 24h por dia. Os únicos bairros que eu não recomendo são o Poblenou e o Raval. Poblenou é muito contramão para fazer turismo e o Raval não é exatamente o bairro mais família da cidade. Espero ter ajudado um pouquinho! Boa viagem!

      • Muito obrigada!! Claro que ajudou! Nao conheço muito o Eixample mas darei uma olhada com certeza! Pelas características que você disse parece ser bem o que estamos procurando, brigadinha! Beijos

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × cinco =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>